Quantcast
Channel: fim da farsa
Viewing all articles
Browse latest Browse all 80

Carta de São Cipriano destrói embuste do protestante Elisson Freire

$
0
0


Por Fernando Nascimento

O protestante Elisson Freire estrebuchou ao deparar-se com uma citação nossa de uma carta de São Cipriano ao Papa Cornélio onde o bispo africano afirma que a Igreja do Papa em Roma, a quem escreve, é a “cátedra de Pedro”, a igreja principal de onde se origina o sacerdócio”, e onde  “os romanos não podem errar na fé”.  (Epist. 59,n.14, Hartel, 683).

Como visto acima, nossa citação tem como fonte o Hartel, mas veja abaixo o argumento raivoso do protestante que nega tudo e ao final cita uma outra fonte.


“Pois bem, quantos as citações patrísticas, vemos que além do romanita (sic) ser presunçoso é também mais um argumentador barato que sequer checa suas próprias fontes pois nada do que ele atrubue (sic) a Cipriano, jamais foi dito na verdade. Não há nada sobre a cátedra de Pedro, nem sobre Roma ser a igreja principal e muito menos sobre a "inerrância dos romanos". Vê-se aí claramente o costume que os argumentadores romanistas tem, por apelar para fraudes e fábulas. As Epistolas de Cipriano Bispo de Cartago, podem ser lidas aqui (http://www.newadvent.org/fathers/0506.htm), numa fonte oficial do catolicismo romano.”


RESPOSTA:

O argumentador barato protestante que sequer checa suas próprias fontes cai do cavalo mais uma vez. Ele não sabe que seu texto indicado na Newadvent é de autoria do protestante Philip Schaff, que mudou o número das epístolas de São Cipriano, pois a real citação de São Cipriano dizendo tudo que esse protestante não gostaria de ouvir está na epístola 54 da tradução de Scaff, na Newadvent, e podemos vê-la abaixo.

Somos obrigados a seguir a numeração de Schaff? Não! A nossa citação da epistola 59 no Hartel, ESTÁ CORRETA, e na tradução do Schaff, ainda que com uma inglesa tradução tosca, está na epistola 54, confira:

"Com um bispo falso apontado para si, hereges se atrevem a navegar e levar cartas de cismáticos e blasfemos para a cátedra de Pedro e à Igreja principal, em que a unidade sacerdotal tem a sua fonte; eles nem pensaram que estes são romanos, cuja fé foi elogiada na pregação pelo Apóstolo, e entre os quais não é possível a perfídia ter entrada." (Cipriano, Carta 54, 14 a Cornélio de Roma, c. AD 252), (negrito meu) - Fonte: http://www.newadvent.org/fathers/050654.htm

Assim provamos que o protestante Elisson Freire é quem na verdade vive a apelar para “fraudes e fábulas” com intento de arrastar incautos para o protestantismo espalhando mentiras contra o catolicismo.

Desonestamente, ele é incapaz de postar uma frase clara de algum pai da Igreja, sem acompanha-la de uma fraudulenta interpretação malabarística que dê a entender que o pai da Igreja esteja dizendo o contrário do que diz.   

A New Advent não é nenhuma “fonte oficial do catolicismo” como alega o pouco informado Elisson Freire, é apenas um site editado pelo leigo católico Kevin Knight e composto pela digitação de voluntários espalhados pelo mundo. Certamente alguém resolveu postar ali o texto protestante de Schaff que acabou confundindo o Elisson e o Lucas Banzoli de quem Elisson copiou o engano.

Finalizo então, colocando o próprio protestante Philip Schaf para dessolver as pretenções do Elisson. 

"Ireneu, Tertuliano e Cipriano concederam a essa igreja uma posição de preeminência singular. Roma foi igualmente procurada como uma posição dominante por hereges e malabaristas teosóficos, como mago Simon, Valentino, Marcião, Cerdo e uma série de outros. Não é de admirar, então, que os bispos de Roma em um momento inicial foram vistos como pastores metropolitanos, e falaram e agiram de acordo com um ar de autoridade que chegou muito além de sua diocese imediata ".(História da Igreja Cristã (Eerdmans, 1910), volume 2, página 157)


Fimdafarsa.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 80